História da música e instrumentos musicais
por Wafaaq Salman
Tradução e adaptações: Thiago Gabriel
Apareceu primeiro em Al-Wafaa News edição #14 Primavera, 1993
Reescrita na edição # 30 , 1997

A palavra "Musica" vem do grego "Mousiki" que significa a ciencia de compor melodias. Qilm al-musiqa era o nome dado pelos Arabes para a teoria Grega da musica para distingui-la de Qilm al-ghinaa'que era a teoria prática Arabe.

A origem da teoria Arabe da musica era uma Semita antiga que teve impacto sobre, se nao foi a fundação da teoria Grega. "Claro, que os Arabes e Persas possuiram uma teoria da musica bem antes de serem influenciados pelas traduções feitas do Grego no final do 8° e começo do 9° seculo."

No meio do 9° seculo, os efeitos das teorias musicais dos Gregos antigos sobre a musica começaram a ser sentidas. Entre esses temas estava os Problemas de Aristotenes e De anima, os comentários de Themistius e Alexander Aphrodisiensis no passado, dois trabalhos por Aristoxenus, os dois livros de musica de Euclid e os Harmonicos de Ptolomeu, todos que foram traduzidos para o Arabe como sabemos atraves de Al-Farabi.

A ciencia da musica agora se tornou um dos cursos do quadrivium, e foi estudada pela maioria dos estudantes do periodo. O primeiro a lidar com o rec'm achado tesouro dos "Antigos" foi Al-Kindi (d.874). Sete tratados da teoria da musica aparecem com seu nome. 4 deles sobreviveram: 3 deles estao em Berlim e o quarto está num museu Bretão.Depois de Al-Kindi, nos temos um intervalo de aproximadamente um seculo na documentaçao.Seguinte a Al-Kindi estava o grande teorico Al-Farabi. Seu Livro "Al'kitab Al'kabiir" incluia imensa e detalhada informaçao sobre musica e instrumentos musicais.

"Al-Farabi era um bom matemático e físico, e isso possibilitou-o para fazer justiça ao que os Arabes chamavam Teoria Especulativa, até mesmo para nao repetir os erros dos Gregos. Mesmo porque ele era algo mais. Ele era um musico praticante e podia apreciar a arte tao bem quanto a ciencia, o que era mais do que Themistius podia fazer, assim como Al-Farabi mencionou por ele mesmo. Como um "performer" com uma reputaçao, ele podia trazer a arte pratica para casar com as discussoes.Ainda mais, ele era mais abrangente que os Gregos em lidar com as bases fisicas do som, ele podia também fazer contribuiçoes valorosas para acusticas fisiologicas, as sensaçoes da intonaçao, uma questao que os Gregos deixaram praticamente intocada."

Al-Farabi (d.950) descreve um instrumento musical chamado Al-Tunboor Al-Baghdadi que era usado no seu tempo. "Henry George Farmer em seu livro; "Fatos Históricos para a Influencia Musical Árabe.", nota que "a influencia devido ao contato com a cultura Árabe a respeito dos instrumentos musicais é mais vasta do que geralmente era conhecido. A origem das palavras "lute", "rebec", guitarra e "naker" vem do Arabe Al-'ud, rabab, qithara e naqqara, é um fato conhecido [ver Dicionário Oxford]"

Outras palavras como adufe, albogon, anafil, exabeba, atabal, e atambalare originalmente Árabes também. Derivam de Al-duff, Al-booq, Al-nafeer, Al-shabbabe, Al-Tabl e Al-Tinbal. O adufe é um tamborim quadrado. Outro tipo de tamborim mencionado no livro de Farmer é um tipo redondo chamado panderete. "A palavra equivale ao Árabe bendair." O Bendair lembra o Taar, mas sem os disquinhos metalicos.O instrumento tem uma intonaçao como o tambor do lado Oeste. O Taar é um outro tipo de tamborim com pratinhos que chacoalham na lateral. O albogon, vindo do árabe al-booq, era em um caso uma "corneta", e em outro um tipo de saxofone melhorado pelo Sultao Al-Hakim II de Andaluzia. Al-Shalahi (13° seculo) nos informa que os Cristãos pegaram o instrumento emprestado pelos Árabes.O anafil era uma Trompeta longa e delgada. Farmer menciona que "É geralmente admitido pelos nossos antiquarios musicais que a trompeta cilindrica veio dos Arabes."A origem das palavras atabal e atambal do Arabe al-Tabl e do Persa al-Tinbal, é clara o suficiente filologicamente", diz Farmer:"Isso deve vir em consequencia de que a formadora é a palavra mais velha, e de que a mais nova foi adotada no tempo das Cruzadas." Al-Tabl é um grande tambor.Al-Tumboor parece ser identico a Al-Tabl. Pertence a musica militar. Foi adotado pelas forças armadas Ocidentais para controlarem a hora das Cruzadas. Essas bandas antes de tal adoção eram apenas servidas por Trompetas e Cornetas.Além do instrumento previamente citado, ha muitos outros cujo nome Arabe ou origem não foram bem esclarecidos. "Praticamente, toda a familia de tambores foi para a Europa Ocidental atraves de contato Arabe, ou foi popularizada por esse meio." Por exemplo, o pequeno tambor (naker, timbale)que era chamado "le tambour de Perses." O naker (originalmente naqqara) ou o pequeno tambor é um instrumento timpanico com um corpo duplo hemisférico tocado com baquetas de madeira. É um dos instrumentos essenciais usado com Maqam e data da era Abbasida (por volta do 12° seculo) quando Baghdad se tornou capital do Mundo Muçulmano. Dirbakka, dunbug e Tabla são varios nomes de um tipo de tambor.Tabla Tabla é uma palavra Árabe enquanto que dunbug, um termo usado no Iraq e outros países do Golfo, é uma palavra Persa. A palavra dirbakka (ou derbakki) é uma "giria" usada na Laventina (Siria, Líbano, Jordania e Palestina.)

O Tabla tem aproximadamente 40 cm de comprimento e é tocado tanto solto em uma das pernas ou suspenso por uma corda sobre o ombro esquerdo e levado sobre o braço esquerdo. É batido com ambas as mãos e produz sons diferentes quando batido próximo a lateral e perto do meio. O Tabla Iraquiano ou dunbug que é apenas usado no Iraque hoje tem aproximadamente 10 cm em diametro e é especialmente usado para musica popular ou estilo Gypsy.

O Kaithaar é um instrumento interessante dada a origem da guitarra de dorso chapeado na Europa. Tem sido argumentado que a palavra Espanhola guitarra (com t) é derivada do Arabe qitara, mais do que do Grego kithara (Ki0apa) (com th). Parece que as palavras Arabes qitara ou qithara, eram apenas usadas quando se lidava com o instrumento Grego ou Bizantino, enquanto kaithaar era usado para o instrumento Arabe . Henry George Farmer diz que "até Al-ShalaHi diz que a palavra Kaithaar é pós-classica. Ele denota uma curta definição desta por Abu Bakr Al-Turtushi (d. 1126), que diz que esse é "um instrumento de cordas." Mais importante, entretanto, é um verso por Ibn Abd Rabbihi (d.940)."Entre os instrumentos de cordas, está o Arabe qanoon, que se tornou o Europeu Kanon, Canon e Canale no mesmo tempo.

Al-qanoon é um instrumento trapezoidal com um alcance de 3 oitavas que é tocado com o auxílio de um plectro e utilizando os dedos de ambas as mãos. O número total de cordas pode variar entre 64 e 82.
Instrumentos
Quatro teoris sao propostas por escolares Arabes e Europeus a respeito da origem do al-qanoon: Uma diz que al-qanoon é originariamente Greek, outra indica que foi originado no antigo Egito, a terceira diz que foi originado de um instrumento musical retangular usado na antiga Assiria que tinha cordas paralelas no topo de uma caixa sonora, e a quarta teoria diz que qanoon é originariamente Indiano.Há varias teorias sobre a origem da palavra qanoon também, entretanto, dados de uma utilização mais antiga da palavra qanoon como um instrumento "acrodophone" durante a era Abbasida, por volta do 10° seculo, foi mencionada nas estorias das mil e uma noites.

Al-'ud possue uma forma de meia-pera com "tiras de madeira, o 'ud tem de 10 a 12 cordas, é tocado com um pequeno plectro. Mr. Farmer em "O Legado do Islam (1931) escreveu: "O legado do Islam para a Europa Ocidental em instrumentos musicais foi de grande importancia. Al 'Ud
Houveram muitos tipos distintos Arabes intruduzidos. Com esses instrumentos vieram muitos benefícios. Menestreis Europeus, prioritariamente devido ao contato Arabe, apenas tinham a cithara e harpa entre os instrumentos de cordas, e eles apenas tinham seus ouvidos para lhes gruiar enquanto entoavam. "A origem do al-'ud é um fato complexo de lidar. Há 6 teorias sobre a origem do al-'ud: Uma diz que é originariamente Sumério, a segunda diz que é Persa, a terceira que é Egípsia, a quarta que é Ariana, a quinta que é Judia e a sexta que é Akkadia do antigo Iraque.A palavra 'Ud vem da palavra arabe que denota madeira. Pinturas de instrumentos tipo 'Ud foram descorbertas em ruínas no antigo Egito e Mesopotamia. Persas e Indianos o tocavam em tempos antigos. Entretanto, foram os Arabes (durante a era Abbasid), que melhoraram o 'Ud, chamaram-no assim e o passaram para o Ocidente.

Outro instrumento de corda é al-SanToor. A palavra al-SanToor pertence a familia de linguas Semitas; Arabe, Hebraico, Aramaico e Amharico. No Torah ou Antigo Testamento, a palavra "p'samterion" foi traduzida para o Grego como "psalterim" e para o Latin tornou-se "psalterium". Na tradução Arabe do Torah, a palavra se tornou "SanTeer". Al-SanToor pertence a familia dos chrodofones e consiste de 72 (a 100) cordas. É trapezoide e tocado com dois pauzinhos. É dito que sua origem é da Babilonia antiga .Al-jawza é atualmente comum no Iraque. É um dos principais instrumentos usados com o Maqaam. Al-jawza é chamado assim porque é feito de Jawz Al-Hind ou Côco Indiano. Têm 4 cordas e uma caixa sonora arredondada.Musicologistas Arabes são capazes de traçar suas proprias formas folcloricas da tempo antigo dos Beduinos, cujas caravanas musicais -the huda- animavam suas vaijens desérticas.

Os outros dois instrumentos mais famosos usados na musica Beduina são o naay e rababeh ou rebec.Rababeh é um instrumento de uma corda simples com uma caixa sonora quadrada tocado como um violino. O rababeh foi levado para a Espanha pelos Arabes e distribuido a partir dela para a Europa com o nome rebec. É usualmente referido que Al-Farabi (10° seculo) foi o primeiro a mencionar o rababeh. Entretanto,Ali de Isphahan mencionou que o rababeh era usado na corte de Baghdad 2 seculos e meio antes disso. Esse instrumento é cotado como como um dos precursores do violino Europeu. O medieval xelami é na verdade o Arabe Zulami. Um instrumento inventado em Baghdad no começo do seculo nono. A exabeba era uma pequena flauta lembrando a Arabe Shabbabe ou Al-naay. Al-naay é um termo Persa. Palavras Arabes para o mesmo instrumento podem ser beQaSaba, Shabbabe ou minjara. Al-naay é uma flauta vertical e um dos instrumentos mais antigos empregados na música Arabe. É apenas um simples tubo aberto feito de cana de açucar onde o instrumentalista sopra diagonalmente atraves da abertura. Os "cachimbos de vento" ,flautas simples, datam de antes da idade da Pedra e foram achados em todo hemisfério ocidental em tempos antigos.

Referências:
1. Enciclopedia do Islam Volume III L-R, editada por M. Houtsma, A.J. Wensinck,E.Levi-Provencal, H.A.R. Gibb et W. Heffening.
2. "Uma História da Musica Árabe", por Henry George Farmer, publicada por Lowe &Brydone, Haverhill, Suffolk, England, 1929.
3. "Musica Antiga e Oriental" por Egon Wellesz, publicado por Oxford University Press.
4. "Estudos em instrumentos musicais Orientais" por H.G. Farmer, London, 1931.
5. Artigo em "Musica Arabe" por Halim Dabh, The Arab World Magazine Jan.-Feb. 1966 (Arab Information Center, New York)
6. Artigo em "Musica no Oriente Médio" por Afif A. Boulos, Aramco World Magazine, Jan.-Feb 1966
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